Ceará tem dia de chuvas fortes em cidades de todas as regiões

Ceará tem chuvas fortes neste domingo (8) em cidades de todas as regiões, com precipitações de até 135 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A região leste concentra as maiores chuvas deste domingo. Russas, Jaguaretama, Morada Nova e Monsenhor Tabosa tiveram acúmulo de mais de 70 milímetros nas últimas 24 horas.

O Ceará tem recebido chuvas diárias em todas as regiões desde o fim de março. As ocorrências devem seguir até meados deste mês, conforme a Funceme. A previsão para segunda e terça-feira (9 e 10) é de tempo nublado com chuva em todas as regiões.

Açudes

As chuvas que ocorrem desde o início do ano foram suficientes para abastecer açudes de pequeno porte. Atualmente, 107 dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão com menos de 30% da capacidade. Em dezembro de 2017, essa situação ocorria em 147 açudes.

Os reservatórios de maior porte seguem em situação crítica: o Castanhão, maior açude do país, tem 4,44% da sua capacidade máxima. Há cinco meses o volume era de 2,2%.

Já o Orós, segundo maior açude do estado, o volume atual é de 6,95%.

Fonte G1