Brasil quer reduzir casos de tuberculose em 30% até 2035

Já pensou se daqui há dezessete anos, lá em 2035, a Tuberculose atingisse apenas 10 pessoas em cada 100 mil no mundo inteiro? É isso que a Organização Mundial de Saúde, a OMS, pretende fazer com a Estratégia pelo Fim da Tuberculose. O Brasil não está parado e pretende alcançar esse objetivo o mais breve possível.

Foi pensando nisso que o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose e reforçou o compromisso com a OMS. Atualmente, o Brasil tem cerca de 70 mil casos novos por ano. Com o plano, até 2035, teríamos 20 mil. Uma redução de 70%.

A coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki, afirma que o compromisso é ter menos de dez casos por 100 mil habitantes. Isso daria nos dias de hoje menos de 20 mil casos de Tuberculose por ano.

Ela observa que a Tuberculose nunca será zerada, nunca será erradicada. Porque sempre haverá pessoas que tem o bacilo dentro de si. Denise convoca toda a população ao combate à Tuberculose. Ela acredita que esse é um ato de cidadania e destaca que o sintoma principal é tosse há mais de três semanas. Caso isso ocorra a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. Afirma que todas as unidades de saúde estão preparadas pra fazer o diagnóstico de Tuberculose.

 

Fonte Ceara Agora