Chove em 99 municípios do Ceará; Quixadá registra 66 mm

Choveu em 99 municípios do Ceará das 7 horas de domingo até às 10h30 desta segunda-feira, 23, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O número cresceu depois de vários dias com precipitações em poucos municípios. Apesar do pouco volume, as precipitações ocorreram onde a carência de água é maior, principalmente na região Central e dos Inhamuns.

O município de Quixadá, no Sertão Central, lidera a lista dos municípios onde mais se registrou chuvas, com 66 milímetros. Em segundo na lista aparece Choro, onde choveu 57 mm. Na região Jaguaribana, São João do Jaguaribe e Russas estão entre as dez maiores precipitações.

Na região Jaguaribana, onde está localizado o açude Castanhão e o Orós, choveu 48,2 mm em São João do Jaguaribe, terceira cidade onde mais choveu entre ontem e hoje. Apesar das chuvas nos municípios, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal fenômeno indutor de precipitações na região, continua afastada do Nordeste, segundo a Funceme, conforme o padrão observado nos últimos dias.

A previsão da Funceme para o longo do dia é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva nas regiões Jaguaribana, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, além do noroeste do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Na Capital cearense é previsto nebulosidade variável com possibilidade de chuva da madrugada à manhã. À tarde e à noite, céu com poucas nuvens.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

1. Quixadá (Posto: Quixadá): 66 mm

2. Choró (Posto: Choro): 57 mm

3. Quixadá (Posto: Dom Maurício): 54 mm

4. São João do Jaguaribe (Posto: São João do Jaguaribe): 48.2 mm

5. Itatira (Posto: Bandeira): 43.4 mm

6. Aratuba (Posto: Aratuba): 42.2 mm

7. Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista): 42 mm

8. Morada Nova (Posto: Uiraponga): 40 mm

9. Aracoiaba (Posto: Aracoiaba): 39.4 mm

10. Tejuçuoca (Posto: Tejuçuoca): 34 mm

Com informações do Jornal O Povo e da Funceme