IPTU 2023: saiba quem deve pagar o imposto quando o imóvel é alugado

Contribuintes que alugam imóvel para morar ou trabalhar geralmente esbarram na dúvida sobre a responsabilidade do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) se do locador ou do proprietário do imóvel, o locatário. Em Fortaleza o tributo pode ser pago em cota única com três opções de desconto — 8%, 6% e 4% — com vencimento no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente. Se o contribuinte optar por parcelamento do imposto, o pagamento pode ser feito em até 11 vezes, desde que cada parcela tenha valor mínimo de R$ 72,16, com vencimento no quinto dia útil de cada mês. Os descontos, porém, são concedidos apenas a contribuintes adimplentes com o município nos anos anteriores.

A consulta do valor do IPTU 2022 e a impressão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) poderão ser feitas pelo site da Sefin. Lá, é possível consultar os boletos de pagamento parcelado de todos os meses “a vencer” ou a parcela individual, clicando em “IPTU 2023” no banner lateral ou rotativo “IPTU 2023”. Após inserir a inscrição do imóvel, o contribuinte pode escolher a opção “Imprimir carnê”. Será gerado um arquivo em formato PDF com todos os boletos a vencer com suas respectivas datas futuras. Caso o contribuinte opte pelo pagamento total, nos vencimentos de 1ª, 2ª e 3ª cota única, o boleto deverá ser impresso no site.

A Sefin informou que os contribuintes que pagaram o imposto por meio de boleto impresso nos últimos três anos receberão os documentos via correio. Serão enviados, ao todo, 210 mil boletos. No site da Sefin, há dois canais de atendimento para o contribuinte: o Guichê Virtual e o Fale com a Sefin. No primeiro, o cidadão pode conversar com um dos atendentes para solucionar qualquer demanda apresentada.

Fonte: Ceará Agora