IBGE divulga, nesta quarta-feira, primeiros dados do Censo do IBGE de 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBFE) divulga, nesta quarta-feira (28), a partir das 10 horas, o resultado do Censo Demográfico 2022, que começou a ser realizado no mês de agosto do passado, mas concluído somente no final do mês de maio.


Os números chegam após muita polêmica e questionamento sobre a falta de recursos, as dificuldades para coleta de informações e ações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para contestar dados que comprometeriam a receita das cidades brasileiras.


A queda no número de habitantes, questionada pelas lideranças municipalistas, provocaria uma queda brusca nos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Uma lei aprovada pelo Congresso Nacional barra, porém, alterações no volume de verbas do FPM.


COLETA NACIONAL, COM FOCO NOS MUNICÍPIOS


O Censo 2022 dará subsídios para os Governos Estaduais, Municipais e Federal definirem políticas públicas voltadas a população mais pobre. Com base no retratado social coletado pelo IBGE, o Governo pode instituir ações para reverter a realidade nas diversas áreas de atuação do poder público. O Censo define o perfil da população, abordando condições de renda e moradia nos 5.568 municípios brasileiros.

Fonte: Ceará Agora